More Website Templates @ TemplateMonster.com - March 10, 2014!

Programa Pingo d’Água treina professores sobre educação ambiental

A Sanepar, empresa do Governo do Estado, e o Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), sediado em Londrina, treinaram mais de 100 professores de Ponta Grossa, Carambeí, Piraí do Sul e Guamiranga para o Programa de Educação Ambiental Pingo d’Água, que está em sua 12.ª edição.

O Pingo d’Água contribui para a proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi com educação ambiental. O treinamento é voltado para professores do 5.º ano da rede municipal de ensino, que irão desenvolver trabalhos para sensibilizar seus alunos sobre os problemas ambientais, buscando incentivá-los na busca de soluções para proteger e recuperar o ecossistema do Rio Tibagi.

“O processo de educação é do professor. Somos nós que devemos dar o pontapé inicial para desenvolver a consciência ambiental nas crianças, e o Pingo d’Água é um estímulo para que pensemos formas de trabalhar com os alunos a preservação da água, este recurso natural que é de toda a humanidade”, afirma o professor José Carlos de Paula, do Copati.

Com projetos premiados pelo Pingo d’Água nos três últimos anos, a Escola Municipal Professora Geralda Harms Welbergen, de Carambeí, é destaque quando se trata de educação ambiental. Na edição 2012, o projeto A Água no Mundo, desenvolvido pela professora Bianca de Lourdes Bittencourt Kowal, conquistou o primeiro lugar e o Prêmio Destaque. O tema foi trabalhado de várias maneiras durante todo o ano letivo, incluindo palestras, confecção de maquetes, interpretação e produção de texto, entre outros. “Este ano, estou começando a explorar a importância da mata ciliar para a preservação dos corpos hídricos”, adianta Bianca.

Além de contribuir com apoio técnico, o material didático distribuído pelo programa Pingo d’Água recebeu patrocínio da Sanepar. A cartilha é distribuída em duas versões, uma dirigida aos alunos e um manual para os professores.

SANEAMENTO - O saneamento ambiental está entre os sete grandes eixos temáticos trabalhados pelo Pingo d’Água. Durante a capacitação, a equipe da Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar aborda a importância do saneamento ambiental no contexto de bacias hidrográficas e as ações educativas da empresa nos processos de tratamento da água e de coleta e tratamento de esgoto, ressaltando o Compromisso do Rio ao Rio, que norteia a atuação da Sanepar. Os demais eixos temáticos tratados pelo Programa são: Água, fonte de vida; O surgimento da humanidade e sua evolução; Alteração ambiental; Uso racional da energia elétrica, Cidade limpa e Educação ambiental.

Os encontros de capacitação foram ministrados por José Carlos de Paula e Ana Lúcia Bonfat, do Copati, e Alciléia Jakeline Félix da Silva e Crislaine Mendes, da Sanepar.